Politica

TCU pede explicações ao Sindnapi, ligado a irmão de Lula

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou uma série de medidas referentes ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Lula. 

A decisão atende parcialmente a um pedido do partido Novo, que solicitou a investigação da entidade em meio à investigação das fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ministro Aroldo Cedraz, relator do caso, ordenou a realização de oitivas com representantes do INSS e do Sindnapi. As instituições têm 15 dias para responder às acusações e aos questionamentos apresentados pelo partido, conforme a apuração do jornal O Globo.

Prédio do Tribunal de Contas da União, TCU, órgão que deferiu medida acatada pelo governo Lula; fundos de pensãoPrédio do Tribunal de Contas da União, TCU, órgão que deferiu medida acatada pelo governo Lula; fundos de pensão
Fachada do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF) | Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo

Além disso, Cedraz determinou uma inspeção nos sistemas e documentos do Ministério da Previdência, do INSS e da Dataprev. O objetivo é acessar as bases de dados e documentos desses órgãos para identificar os descontos feitos nos benefícios previdenciários, os repasses às entidades sindicais, a participação de servidores públicos e as medidas adotadas até agora para investigar e reparar eventuais prejuízos.

Receita do Sindnapi saltou mais de 500% em 4 anos 

De acordo com o Novo, há suspeitas de que o Sindnapi esteja se apropriando indevidamente de mensalidades descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas. A legenda aponta um salto na receita do sindicato, que teria passado de R$ 23,2 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024 — um aumento de 564%, concentrado entre 2023 e 2024. 

Entre 2014 e 2024, afirma o partido, o sindicato ligado a Frei Chico recebeu mais de 6% do total repassado a sindicatos e associações por meio de descontos na folha do INSS, o que indicaria um possível prejuízo significativo aos cofres públicos e aos beneficiários.

No entanto, o TCU rejeitou o pedido do Novo para instaurar uma auditoria específica sobre os descontos repassados ao Sindnapi. Cedraz alegou que o tribunal já conduz investigações sobre possíveis irregularidades relacionadas a descontos consignados desde 2023, em atendimento a uma solicitação do Congresso Nacional, e mencionou um processo em curso.

“O sindicato do irmão do Lula não pode ficar impune diante de indícios tão graves de fraude. É um escândalo que envolve o desvio de dinheiro de aposentados, justamente os mais vulneráveis”, disse a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). “A inspeção no Ministério da Previdência e na Dataprev é essencial para apurar responsabilidades. Vamos seguir cobrando transparência e punição exemplar para todos os envolvidos.”







Fonte















503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.