Politica

“O Brasil está sendo governado pelo STF”, diz Jeffrey Chiquini

O programa Café com a Gazeta do Povo recebeu, nesta quinta-feira (22), o advogado Jeffrey Chiquini. Na entrevista, ele criticou a condução do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do suposto golpe de Estado.

Para o advogado, o processo é político e atropela o devido processo legal. “Esse processo do suposto golpe de Estado é parcial e tem o objetivo claro de condenar os acusados.” Chiquini contrastou o tratamento dado a esses acusados com o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu em seus processos, quando teve “recurso para o TRF, ele recorreu STJ, e recorreu no STF”. O que é diferente do atual julgamento, que não permite recurso, já que está sendo conduzido pelo STF. “Estamos em um processo de primeiro grau e último grau. Se for condenado, no dia seguinte é cadeia. Vamos ter inocentes atrás das grades com penas de 40 anos.”

Um dos pontos centrais da crítica de Chiquini é o desprezo por provas apresentadas pela defesa. O advogado descreveu inquéritos policiais como narrativas que “fala, fala, e não apresenta provas”. Jeffrey Chiquini defendeu o papel essencial do advogado na Justiça, afirmando que “o advogado é o escudo da sociedade perante o poder”. Ele criticou a perseguição, defendendo que o agente público está para servir o povo e não perseguir o povo.

Diante do cenário descrito, o advogado reforçou a necessidade de mudança. “Em 2026 precisamos de mudança consistente no Senado Federal a ponto de enfrentarmos o STF.” Além disso, ele reiterou a necessidade de “ser chamada uma nova constituinte para limitar o poder exacerbado do STF”.

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h30, ao vivo de Curitiba, com apresentação de Guilherme Oliveira, e de São Paulo, com Lucas Saba.

Assista o Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (22) na íntegra.





Fonte















Autor

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *