
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques desbloqueou R$ 17 milhões em favor da esposa de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos Lula e Dilma Rousseff. A decisão atende pedido de Margareth, com quem Palocci é casado em regime de comunhão parcial de bens. A esposa do ex-ministro argumentou que o bloqueio era ilegal porque atingia indevidamente sua parte no patrimônio do casal.
A medida é mais uma da série de vitórias de Antonio Palocci na Justiça, especialmente no STF. Condenado em 2017 a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-ministro foi autorizado, em agosto de 2019, a cumprir pena em regime aberto com uso de tornozeleira eletrônica. Posteriormente, em dezembro de 2021, a Justiça Federal suspendeu a execução da pena, permitindo que ele retirasse a tornozeleira.
Em fevereiro de 2025, o ministro Dias Toffoli, do STF, anulou todos os atos processuais da Lava Jato contra Palocci, declarando a nulidade das ações. Antes disso, em abril de 2024 a Justiça Federal já havia liberado seis imóveis e cinco veículos de sua propriedade que estavam bloqueados desde 2017.