Politica

Marina Silva se retira de audiência após trocar ofensas

Em audiência pública sobre a possível criação de unidade de conservação marinha na margem equatorial, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva protagonizou trocas de ofensas com senadores. Senadores de oposição e até mesmo da base governista. O episódio ocorreu em uma reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (27).

As discussões iniciaram após o senador Omar Aziz (PSD-AM) rebater afirmações da ministra sobre a repavimentação da BR 319, rodovia que liga a capital do Amazonas a capital de Rondônia. A estrada é a única via de ligação terrestre entre o estado do Amazonas e o restante do país.  

Marina foi cobrada pela demora na liberação das licenças para que as obras viabilizem a trafegabilidade de um trecho de 400km em meio a mata amazônica. O senador Omar Aziz afirmou que a ministra “está atrapalhando o desenvolvimento do país” e Marina retrucou dizendo que ela é posta como “bode expiatório” no caso, já que não foi ministra por 15 anos e ainda assim a obra não foi executada. 

Ao longo de três horas e meia de debate, Marina teve recorrentes desentendimentos com os senadores. Ao intervir em uma das discussões, o presidente da Comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO) aconselhou que Marina debatesse os temas em outra reunião. “Ministra, depois faça uma reunião lá da equipe do governo e faça esse debate. Vamos seguir o debate da reunião”, começou o senador Marcos Rogério. 

“Fique tranquilo, é um governo de frente ampla, para enfrentar a ditadura com a qual o senhor não se importou”, afirmou a ministra, apontando o dedo ao presidente da comissão. 

O presidente da Comissão, em seguida, respondeu afirmando que não se intimidaria com o gesto da ministra. Marina também rebateu. “O senhor gostaria é que eu fosse uma mulher submissa, eu não sou”. O diálogo seguiu com questionamentos sobre o discurso de sexismo adotado pela ministra e o senador mais uma vez retrucou. “Me respeite, se ponha no seu lugar”, disse Marcos Rogério. 

O desentendimento derradeiro, que fez com que a ministra Marina abandonasse a audiência iniciou com a fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM). “A mulher merece respeito, a ministra não”, afirmou o senador. Após a declaração, Marina Silva exigiu um pedido de desculpas e, como não foi atendida, retirou-se da audiência.  

Após sair da Comissão, Marina concedeu uma entrevista coletiva e comentou o episódio. “Sou ministra de Meio Ambiente, foi nessa condição que eu fui convidada e ouvir um senador dizer que não me respeita como ministra, eu não poderia ter outra atitude”, disse a ministra.

VEJA TAMBÉM:





Fonte















Autor

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *