Politica

Janja recebe honraria do governo Lula por mérito cultural

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, receberá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais uma honraria desde o início do governo do petista. Dessa vez, a condecoração é a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, mais alta condecoração da cultura brasileira.

O prêmio havia sido suspenso no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano de 2019, e desde então não era entregue.

VEJA TAMBÉM:

Segundo decreto publicado nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, a honraria é reservada a “personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do país”. O nome da primeira-dama consta na lista das pessoas relevantes.

Além de Janja, a condecoração foi entregue para outras cento e onze pessoas e quatorze instituições, em uma solenidade, em Brasília. Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregaram a medalha. O evento marcou a comemoração dos 40 anos do MinC.

”A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento”, diz a ministra. 

No grau máximo da honraria, a Grã-Cruz, a primeira-dama será homenageada com atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles — protagonista e diretor do longa Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor da obra que inspirou o filme, também está entre os agraciados.

A lista dos 41 homenageados com a medalha da Grã-Cruz inclui os artistas Alceu Valença, Alcione, Arlindo Cruz, Xuxa Meneghel, Chitãozinho e Xororó, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Zezé Motta, Leci Brandão, Chico César e Tia Surica. Entre as homenagens póstumas, estão os músicos e cantores Beth Carvalho, Aldir Blanc e Marília Mendonça e o ator Paulo Gustavo.

Veja outras honrarias recebidas por Janja:

  • Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil): Em 21 de novembro de 2023, Janja foi agraciada com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, concedida pelo presidente Lula. Essa honraria é destinada a reconhecer serviços meritórios e virtudes cívicas que promovam ações dignas de menção honrosa.
  • Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra (França): Em 28 de março de 2024, o presidente francês Emmanuel Macron condecorou Janja como oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta distinção do governo francês, por seu destaque em temas importantes para a França no cenário mundial.
  • Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique (Portugal): Durante visita oficial a Portugal em 22 de abril de 2023, Janja recebeu do presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, que reconhece serviços relevantes à projeção da cultura portuguesa no mundo.
  • Medalha de Mérito Oswaldo Cruz (Brasil): Em 11 de setembro de 2024, Janja foi condecorada com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz por suas contribuições ao bem-estar físico e mental dos brasileiros, especialmente por sua atuação no Movimento Nacional pela Vacinação e na promoção da imunização nas redes sociais.
  • Diploma Bertha Lutz (Brasil): Em março de 2023, o Senado Federal concedeu a Janja o Diploma Bertha Lutz, que homenageia mulheres que oferecem contribuições relevantes na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil.
  • Medalha Tiradentes (Brasil): A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro homenageou Janja com a Medalha Tiradentes, uma das mais altas honrarias do estado, em reconhecimento aos seus serviços prestados à sociedade.





Fonte















Autor

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *