
Sob o argumento de ampliar a presença cultural do Brasil no exterior, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, liderou uma delegação composta por 14 pessoas ao Festival de Cannes, na França.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Do grupo, nove eram servidores do ministério e cinco, atores convidados. Eles tiveram as passagens bancadas pelo governo, enquanto os servidores receberam diárias e hospedagem para estadias entre seis e 15 dias no país. O Ministério da Cultura não divulgou até o momento o valor total da viagem.
Leia também: “O computador vivo”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 269 da Revista Oeste
Em nota oficial, a pasta justificou a iniciativa como uma estratégia para “promover o talento brasileiro e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e França no campo da cultura e da economia criativa”.
Comitiva do Ministério da Cultura no Festival de Cannes


O Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio, inclui, além das sessões de cinema, o Marché du Film. O local é um espaço de negócios do setor audiovisual, com palestras e debates.
A presença da comitiva brasileira foi motivada pelo lançamento de “O Agente Secreto”, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, selecionado para disputar a Palma de Ouro.
O filme conta com Wagner Moura no papel principal, acompanhado de Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. A produção de “O Agente Secreto” ocorreu com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao ministério.
A chegada da delegação brasileira a Cannes, destacada em publicação do Ministério da Cultura que superou novecentas mil visualizações na rede X, recebeu diversas críticas. O vídeo mostra Margareth Menezes junto a artistas e convidados dançando frevo. “É assim que o Brasil sobe o tapete vermelho do grandioso Festival de Cannes”, posicionou-se o ministério.
É assim que o Brasil sobe o tapete vermelho do grandioso Festival de Cannes.
Parte da delegação do MinC e da equipe do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, a caminho da estreia mundial de mais essa obra que tem o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). pic.twitter.com/L0GNtH67pG
— Ministério da Cultura (@CulturaGovBr) May 18, 2025
A ministra Margareth Menezes permaneceu na França entre os dias 12 e 19 de maio, período em que participou de painéis sobre o setor audiovisual brasileiro. Ela manteve encontros com produtores e se reuniu com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati.
Entre seus acompanhantes, estavam a assessora especial, Teresa Cristina Fernandes, a chefe de comunicação, Gabriella Gualberto, a secretária de audiovisual Joelma Gonzaga e Daniel Tonacci, da Ancine.
Os cinco atores convidados – Hermylla Guedes, Kaiony Venâncio, Robério Diógenes, Carlos Francisco Oliveira e Laura Luiza Silva – atuaram como “colaboradores eventuais” do ministério, com funções de representação artística. Outros integrantes do elenco viajaram por iniciativa das produtoras envolvidas no filme.