
O governador do Goiás, Ronaldo Caiado (União) afirmou que, se for eleito presidente da República em 2026, vai conceder a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ronaldo Caiado, presidente da República, eu vou anistiar e vou começar uma nova história no Brasil” disse Caiado, se referindo a si próprio em terceira pessoa, durante entrevista para a GloboNews.
O governador de Goiás, lançou a pré-candidatura presidencial para as eleições de 2026 pelo União Brasil, no início de abril, em evento em Salvador.
Na entrevista, Caiado foi confrontado com declarações dadas por Bolsonaro, em que o ex-presidente cobrou o posicionamento de governadores sobre a sua inelegibilidade. Em 2023, Bolsonaro foi considerado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão apontou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Ainda em entrevista para a GloboNews, Caiado disse ter sido o primeiro apoiador de Bolsonaro a falar sobre anistia, em fevereiro de 2024. “Falei que precisamos sair dessa crise, sair desse debate. Isso já cansou. São 2 anos e 4 meses que estão falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia”, disse.
“Caiado vai chegando na presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do país”, completou o governador. Caiado aproveitou ainda para falar de pautas que devem fazer parte de sua possível campanha ao cargo, citando a reforma administrativa, o combate a corrupção e a violência, além de defender mais liberdade para o cidadão empreender