Politica

Agências dos Correios vão atender aposentados após fraude no INSS

A partir do dia 30 de maio, as agências dos Correios vão passar a atender aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos irregulares na fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os funcionários dos Correios deverão auxiliar os beneficiários a verificarem se foram alvo das fraudes. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22), em entrevista coletiva do Ministério da Previdência Social.

No entanto, após um mês da descoberta das fraudes, o governo ainda não tem data para o ressarcimento das vítimas dos descontos. 

A escolha dos Correios foi justificada pela presença em todos os municípios brasileiros, possibilitando que um maior número de pessoas seja atingido. As agências do INSS estão presentes em 700 municípios com 1.570 agências. 

Durante a entrevista coletiva, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que o atendimento já é feito por meio do aplicativo Meu INSS, do site do Meu INSS ou pela central telefônica 135. O atendimento nas agências dos Correios, de acordo com Queiroz, é a alternativa que visa atingir 2% dos chamados que são feitos presencialmente ao INSS. 

Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, salientou que não é necessário ir presencialmente até os Correios. “Não precisa correr. Não tem prazo final para esse procedimento de ressarcimento. A ideia é que a gente passe um pente fino em todos os descontos associativos”, destacou Waller.

VEJA TAMBÉM:

Mais de 1,8 milhões de pessoas não reconhecem descontos 

Em balanço sobre as vítimas que já acessaram os canais para verificar os descontos, o ministro da Previdência informou que já foram feitos mais de 1,9 milhão de consultas ao sistema. Destas, 1.873.656 afirmaram que não reconhecem os descontos associativos, enquanto apenas 40.262 pessoas confirmaram que autorizaram os descontos. “Somente 2,1% afirmaram que autorizaram os descontos”, afirmou o ministro.  

Isso significa que apenas uma a cada 47 pessoas afirmou que autorizou o desconto. 





Fonte















Autor

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *