
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, na quinta-feira (22), a campanha nas redes sociais #EstouComJanja para reabilitar a imagem da primeira-dama após a gafe durante jantar com o ditador da China, Xi Jinping. Na ocasião, Janja criou um constrangimento ao reclamar diretamente a Xi Jinping que o algoritmo da plataforma chinesa TikTok estaria favorecendo conteúdos da direita.
Na campanha, o PT tentou mostrar que a primeira-dama goza de forte apoio popular, mas três dias após o lançamento ainda não obteve apoio massivo de militantes
Na publicação no Instagram, o partido marcou como coautores três outros perfis (o senador Humberto Costa, a Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do partido, Gleide Andrade, e o perfil Mulheres do PT) para aumentar o alcance da postagem. Mas até a tarde deste domingo (25), a hashtag teve apenas 76 postagens no Instagram. Já na rede social X, a hashgtag ficou fora dos trending topics (principais assuntos), e a publicação da campanha somou menos de 35 mil visualizações e apenas mil curtidas.
No dia seguinte ao lançamento da campanha, Janja concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo na qual defendeu o modelo de controle estatal da internet pela ditadura chinesa. “Lá tem toda uma regulamentação e, se não seguir a regra, tem prisão. Por que é tão difícil a gente falar disso aqui? Não é uma questão de liberdade e de expressão, a gente está falando de vida e de crianças e adolescentes”, disse Janja.
O lançamento da campanha ocorre no momento mais delicado não apenas à imagem da primeira-dama, mas também do governo. Pesquisa divulgada em março mostrou que a participação de Janja no governo Lula é reprovada por metade dos brasileiros. Já nesta quarta-feira (21), uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revelou que 54% dos brasileiros desaprovam a gestão petista.